quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Pão de Escarola e Lingüiça

Ingredientes:

Massa:

3 tabletes de fermento biológico (45 g)
2 colheres de sopa de açúcar
1/2 xícara de chá de leite morno
4 xícaras e meia de chá de farinha de trigo, aproximadamente
1 ovo
1 lata de creme de leite
100g de manteiga derretida

Recheio:

1/2 kg de lingüiça fresca picada
1/2 xícara de chá de cebola picada
3 xícaras (chá) de escarola picada
3 colheres de sopa de salsa picada

1 gema para pincelar

Como fazer:

Massa:

Em uma tigela, dissolva o fermento no açúcar até ficar liquido. Acrescente o leite, junte duas colheres de sopa de farinha e misture muito bem. Coloque a farinha de trigo em uma travessa grande, abra uma cavidade e despeje a mistura de fermento. Junte o ovo, o creme de leite e a manteiga. Misture os ingredientes, incorporando a farinha aos poucos. Trabalhe a massa até desgrudar das mãos. Deixe descansar até dobrar de tamanho.

Recheio:

Aqueça uma frigideira e doure a lingüiça, junte a cebola e deixe fritar mais um pouco. Adicione a escarola picada e refogue. Desligue o fogo e adicione a salsa.

Montagem:

Divida a massa em seis partes. Abra cada parte em formato de retângulo com meio centímetro de espessura, em superfície enfarinhada. Espalhe o recheio e enrole cuidadosamente para não rasgar. Coloque os pães em assadeiras untadas e enfarinhadas e deixe crescer por cerca de 20 minutos. Faça cortes profundos com uma faca na superfície. Pincele com a gema e asse em forno médio-alto (200°), pré-aquecido, por 40 minutos ou até que fique dourado.

Nenhum comentário: